domingo, 11 de maio de 2008

é TECIDO Nº 1

Maio/ 2005 Cariacica/ Vitória – ES

Sem memória curta, o aniversário da falsa calmaria.

Por H. Lima
Estudante do curso de Geografia da UFES

1º ato
Pessoas conhecidas nacionalmente aparecem na TV criticando as comemorações e se recusando a participar das mesmas, porém inexplicavelmente no dia da “cerimônia” estas mesmas pessoas estarão presentes no local e ao lado dos figurões do planalto central.

2º ato
A praia da Coroa Vermelha é invadida por um grupo de homens armados com ferramentas e máquinas pesadas, seu objetivo é provocar uma transformação (desnecessária) no local para deixa-lo agradável para meia dúzia de ricos.
Enquanto os tratores avançam, índios são expulsos de suas moradias e lançados nas ruas, o governo afirma que irá “compensá-los” prometendo casas pequenas, ridículas e super faturadas.

3º ato
O fantoche do FMI que insiste em auto denominar-se Presidente do Brasil cancela sua presença nos “eventos festivos” temendo à manifestações de índios, MST e populares de atitude contrária a seus atos e de seus amigos, grandes empresários e banqueiros.

4º ato
Índios, populares e militantes do MST são agredidos físico e moralmente pela polícia que bate, atira e chuta, todo o país acompanha o fato através dos noticiários. A ordem parte de uma minoria de abastados covardes e amedrontados que sentem-se ameaçados pela mobilização do povo naquele momento.

Último ato
A festa acontece, muitas luzes, fogos coloridos, músicas, bebidas caras e corruptos de todas as espécies, todos estão felizes e riem exibindo seu sorriso branco e caríssimo. Na periferia as mortes e a guerra do tráfico continuam, nos hospitais ainda há doentes no chão dos corredores, o sistema de transporte coletivo é desumano e as entidades de ensino público estão sucateadas para que o povo continue à deriva no mar da ignorância.
Amanhece, é dia 23 de abril de 2000, o Brasil completou 500 anos, 500 anos de que?

Nenhum comentário: