segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dominação cultural – a destruição do patrimônio nacional

Cariacica/ Vitória – ES, 27/ 10/ 2005
H. Lima

Atualmente percebe-se que a dominação cultural moderniza-se a cada dia para ser menos percebida. Esta prática utiliza como principais meios de veiculação rádios, jornais, revistas e outdoors.

Transforma o indivíduo num consumidor incapaz de enxergar e valorizar sua cultura, nos piores casos percebemos brasileiros envergonhados de usarem roupas e calçados de marcas nacionais ao mesmo tempo em que exaltam grifes italianas, estadunidenses, alemãs, francesas entre outras.

Na música também não é diferente, as pessoas desprezam e satirizam manifestações culturais como o Congo e o Maculelê e apaixonam-se pelas canções tocadas nas boates e rádios, a grande maioria dos ouvintes não consegue traduzir ao menos os títulos dessas músicas.

Lamentavelmente as políticas estatais não protegem nosso mercado dessa entrada descontrolada de produtos estrangeiros ao mesmo tempo em que não investe como deveria nas manifestações culturais nacionais. Tal fato promove lentamente a desconstrução cultural desse povo.

Nenhum comentário: