segunda-feira, 23 de junho de 2008

Contribuição do amigo Thiago para o blog

MANIFESTO CONTRA A ARROGÂNCIA UNIVERSITÁRIA

Por: Thiago Felisbino Fernandes
Estudante do Curso de Geografia da UFES


Aos Estudantes:
É insuportável a arrogância e a prepotência dos estudantes universitários. Eles pensam que estão em um patamar superior, no centro do mundo, vivendo na ilha artificial, cujos “muros” delimitam o “país das maravilhas”.
O saber acadêmico/científico é apenas uma possibilidade de ver o mundo, não é a única, nem é a melhor.


Aos Professores:
Ao atingirem às cátedras vitalícias da universidade, eles se vêem numa condição de casta superior. A lógica é à medida que se tornam mais instruídos, eles aumentam o grau de arrogância. Deveria ser o contrário, à medida que as pessoas concebem, aprendem ou ao menos têm a noção de que a realidade pode ser encarada/analisada/interpretada por meio de saberes diferenciados, a compreensão da diversidade deveria ser múltipla.


Ao DCE (Diretório Central dos Estudantes):
Este deveria se chamar “escolinha para formação universitária de futuros políticos”.
A escolinha com a fachada DCE atende aqueles que se dizem lutar pelas causas universitárias, como moradia estudantil, bolsas, ônibus para instituição, etc. A política é intitulada de permanência estudantil. Eu penso que ela seja linda, plausível e viável. Mas o problema é quando essa ideologia cai nas mãos de jovens universitários com pretensões de fazerem seus históricos políticos para professar futuramente os seus períodos de militância no movimento estudantil.
Já posso ouvir alguns deles dizendo: “Olha senhores(as) eleitores(as), na minha trajetória política eu estive aqui, ali e acolá, por isso mereço os seus votos”.
Portanto, o interessante seria que eles parassem de mascarar e assumissem seus reais interesses no DCE, sem tentar se camuflar através de uma “política de permanência universitária”.

3 comentários:

Unknown disse...

Legal seu blog H.! Depois que ler td aki posto uma critica..rsr..

Anônimo disse...

As vezes a hipocrisia é a melhor forma de se chegar ao poder...é assim que nossos políticos fazem e não seria diferente com os aprendizes!!!

O Imperador disse...

Perfeito Thiagão. Concordo contigo velho. A política, ou a maldita política, hoje é vista com um trampolim ao invés de ser a base do mesmo, entende?

Gd. Abç a Vc e Dr.Hudson!

Pablo Atanes